12/01/2008

Melhor Livro de Marketing do Ano

Este não é oficialmente um livro de marketing, mas com certeza é o melhor livro para aprender sobre marketing que li neste ano: "Stuff White People Like", de Christian Lander. De marketing e de sociologia, cultura, antropologia, etc. O autor coleciona mais de 100 tópicos para que o leitor (supostamente alguém que não é branco ou americano) possa ser aceito e até mesmo se dar bem com os brancos. Na verdade, os tais brancos são os americanos liberais, politicamente corretos e cultos das grandes cidades como Boston ou San Francisco, e não, de jeito nenhum, os brancos do sul ou os conservadores. A escolha do target é eficiente porque é este o grupo que lidera as novas modas e manias nos EUA. No Brasil, a equivalência seria a classe média alta das capitais, especialmente os jovens muito (mas muito mesmo) "antenados" no que acontece pelo mundo. É difícil a gente não se identificar com pelo menos umas duas dúzias de modismos e não passar vergonha. De comprar alimentos orgânicos a colar adesivo da Apple no carro, o livro é uma risada só do começo ao fim. Não dá para escapar da conclusão que somos todos consumistas, hipócritas e fixados mais na imagem que no conteúdo. Fica mais fácil encarar essa realidade com humor. Confira uma prévia no blog: http://www.stuffwhitepeoplelike.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário