2/10/2005

VOLKSWAGEN: PIOR ANÚNCIO DO ANO

Mais uma vez o Pensando Marketing acerta. Há mais de um ano, escrevi um artigo (E o Fusca Atolou) sobre a perda da liderança da VW, atribuindo a causa ao enorme problema de portfolio da empresa, com 3 carros iguais no mesmo segmento e nenhum em outros importantes. Agora leio a entrevista na revista Propaganda do diretor de marketing da empresa (nem vou citar o nome), que diz: "Ter um portfólio de produtos passa a ser fator decisivo para quem quer ser líder de mercado. O preenchimento das lacunas de portfólio é a nossa prioridade atual. " NÃO DIGA !!!! Entretanto, a marca nem resolve o portfolio e ainda consegue colocar o pior anúncio do ano em revista. O anúncio do Gol, na caríssima Veja, mostra um homem andando com um cachorro na beira de uma estrada, embaixo de chuva. Em letras pequenas, algo sobre o Gol ser o confiável como um cachorro. Só que quem vê o anúncio pensa na hora: O GOL QUEBROU E DEIXOU O DONO NO MEIO DA ESTRADA. Ganhei uns quize minutos de gargalhadas e não consegui deixar de mostrar o anúncio aos colegas. Pois é. O diretor da empresa fala também da importância da parceria com a AlmapBBDO, segundo ele, hoje, mais do que uma agência, um "departamento estratégico" da Volkswagen. Diz também: "A Almap teve participação decisiva na elaboração da nova estratégia de comunicação e marketing da Volkswagen. Não foi um trabalho desenvolvido internamente e depois repassado à agência. Impossível dissociar a participação da Almap nesse processo de reestruturação. " Será parceria ou uma tentativa de dividir o resultado desastroso da campanha ? Estranho a Almap, que faz alguns bons trabalhos como o das sandálias Havaianas, ter entrado nessa. Mais estranho ainda é o fato de o site da Almap dizer que a VW é a empresa com mais prêmios de propaganda no país...algo que nos leva a questionar a credibilidade desses festivais, muito mais eventos de RP que qualquer outra coisa. Nada como uma agência assim (que não sabe falar não) para deixar a empresa a pé, embaixo de chuva, na estrada. PS: para não dizerem que o site é muito negativo, na mesma revista um anúncio excelente do Honda Fit. "O motor é inteligente...basta ver a carroceria que ele escolheu para morar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário