4/01/2005

Plágio na Propaganda

Hoje existem na TV dois comerciais que dão o panorama triste da propaganda brasileira atual. O primeiro é um comercial de creme dental, tão ruim em termos de brand recognition que eu não lembro se é da Colgate ou Close-Up, que mostra uma transformação feita em computador na qual uma pessoa feia fica bonita ao usar o produto. É de um mau gosto total e chato demais. Mas as coisas sempre podem ficar piores. Agora existe um comercial de carro (também tão pouco focado no produto que não lembro se é Fiat) onde a pessoa fica bonita quando dentro do carro e feia fora dele. É O MESMO COMERCIAL ! É inacreditável que uma agência que é paga uma fortuna para criar algo novo e criativo COPIE desavergonhadamente um outro comercial que ainda está no ar. Mais inacreditável é o gerente de marketing do cliente que aceita um trabalho de péssima qualidade e desonesto, em detrimento de sua própria empresa. Mas pensando bem, vindo do setor com o pior marketing do Brasil, o automotivo, dá até para se esperar isso. A solução é recusar, recusar, recusar, até que tragam algo bem feito. Quem já trabalhou com agências sabe que às vezes a preguiça reina, e eles sempre tentam trazer um trabalho antigo que outro cliente recusou, ou um trabalho feito rapidinho primeiro para ver se, com sorte, o cliente aceita. Se você é um gerente de marketing, NUNCA aceite a primeira versão da agência. Eles vão lhe chamar de quadradão, vão tentar lhe convencer que você não está por dentro das últimas tendências, mas não acredite. Se você lê um pouco e está antenado no que acontece no mundo, as chances são que você seja uma pessoa tão criativa como seu redator. Existem exceções entre as agências, mas são poucas. Por isso, abra o olho.

Um comentário:

  1. Olá.
    Alguém sabe onde posso encontrar esse comercial do carro?
    Abçs.

    ronysp@ig.com.br

    ResponderExcluir