4/18/2005

SÍNDROME DE URSULÃO

Texto do assinante Sérgio de Oliveira: Ursulão é um dos meus personagens favoritos em desenhos animados. Ele é o patriarca da Família Urso. E também um grande atrapalhado, adepto da filosofia “do it yourself”, o famoso “faça você mesmo”. Em um episódio Ursulão tenta consertar uma lavadora de roupas e acaba transformando sua vida num inferno. Ele não conhece o funcionamento dessa máquina, ele nem mesmo é um especialista em consertos, mas é um adepto do “faça você mesmo”. E como todos os partidários dessa filosofia ele resolve pôr a mão na massa. E apanha da mulher. Discute com os filhos. E gasta muito dinheiro. Muito mais do que gastaria se tivesse entregado o aparelho nas mãos de um técnico. No final fica a grande lição: o barato sai caro, faz mal à saúde e toma um tempo precioso. Às vezes um tempo que não se tem. No mundo real existem vários “Ursulões”. Empresários que tentam resolver tudo sozinhos, dentro da própria empresa, e perdem muito dinheiro com isso. Perdem também a chance de aprender mais sobre um assunto que não conhecem. A terceirização está aí, ela serve para isso. Para que os verdadeiros gestores ganhem dinheiro ao terceirizar uma atividade na qual não dominam. Para que tenham mais tempo para focar outras ações dentro de suas empresas. A verdadeira competência não está em quem conhece tudo, e sim, em quem está cercado de profissionais eficazes. Gente que vista a camisa da empresa, que sugere, opina, participa e enche sua caixa registradora. O Ursulão não sobreviveria aos dias de hoje, onde a concorrência é cruel. Onde todo dia é um dia “D” no mundo empresarial. Por que ser um centralizador? Por que então ser um “Ursulão”? Planeje, ponha no papel as atividades de sua empresa que poderiam ser terceirizadas. Delegue funções, dê responsabilidades às pessoas, deixe-as surpreender você com seu potencial. E principalmente a ganhar mais dinheiro. Tenho certeza que você não irá se arrepender. E também não correrá o risco de ficar com fama de “Ursulão”. Sérgio Luís de Oliveira Jr. - Sócio-Diretor Bel. em Comunicação Social / MBA em Gestão Empresarial e Marketing Ambiente D´Marketing – “Idéias & Soluções” http://admkt.blogspot.com admkt@brturbo.com.br sloliveirajr@ibest.com.br

2 comentários:

  1. Agradeço pela oportunidade aprender!!! muito o bom o texto... acredito que todos nós temos um ursulão dentro de nós e em muito caso ele deve ser colocado para dormir!

    ResponderExcluir
  2. linkei seu texto! um forte abraço!

    ResponderExcluir