5/27/2005
O Funcionário Entusiasmado
Nos últimos tempos, 99% das pessoas com quem converso ou estão sem emprego, ou cansadas do que tem. Por que tamanha falta de entusiasmo com o trabalho? Um novo livro da Wharton Diz que a culpa é do chefe (já sei, descobriram a América...).
Mas o livro dá algumas dicas interessantes sobre o que traz entusiasmo, e não é a velha estória da cenoura e do chicote, tão aplicada no Brasil. São 3 pontos:
1) Igualdade: ser tratado com justiça, nas áreas de segurança de emprego, remuneração e respeito, como todos os outros.
2) Realizações: a satisfação de ter orgulho por um trabalho bem-feito, desafios, feedback, reconhecimento e recompensas por ele.
3) Calor Humano: os funcionários também querem relacionamentos interessantes e cooperativos com os colegas, em um ambiente aberto. Isso nos EUA, imagine aqui.
O livro coloca que empresas que promovem a competição interna, como algumas que existem aqui (não vou dar exemplos, a não ser que tem uma em Curitiba, no ramo de alimentos, que começa com a letra K) estão criando um ambiente de baixa produtividade.
Link:
E-Buzz 05-05 — Wharton School Publishing
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E pra quem procura estágio, vc tem dicas? :p Querer fazer marketing com um curso de Psicologia na Paraíba não tá dando muito certo...;_;
ResponderExcluirMirtila,
ResponderExcluirSinceramente, se você quer mesmo seguir essa carreira em empresas grandes, venha para São Paulo. Aprenda e depois quem sabe volte para a Paraíba para abrir uma consultoria ou empresa.
Boa sorte !
A idéia do livro, com a qual concordo, é que a motivação influencia os resultados. Um bom exemplo são as montadoras de autos americanas: boa parte dos custos deles vem da sabotagem dos próprios funcionários nas fábricas. Sem contar a imagem de má qualidade que isso gera.
ResponderExcluirCertamente motivar não é paparicar o funcionário...é necessário um equilíbrio entre os extremos.