6/11/2005

Volkswagen Consegue de Novo Atolar

No que é uma boa continuação do artigo sobre sinceridade em marketing, aparece mais um exemplo de um péssimo anúncio da campeã do mau marketing, a VW. Agora, no lançamento do novo Fox vestido de off-road, eles querem convencer proprietários de veículos fora-de-estrada grandes a trocarem seus carros por um pequeno Fox, devido à sua agilidade. Imagine só um dono de uma Pajero, uma Cherokee, vendo o comercial e pensando: "poxa, eu preciso de agilidade, vou vender minha Pajero e comprar um Fox". Ridículo. O comercial mostra que eles não entendem o que é um copy strategy: o público está errado, já que o comprador destes carrinhos maquiados são pessoas, a maioria jovens, que sonham com a Cherokee mas não têm dinheiro para comprar. É o mesmo caso daquelas micro picapes, como o Corsa cortado no meio com uma caçambinha que nao cabe uma bicicleta, que a pessoa compra para compensar o sonho de ter uma Ranger cabine dupla. A motivação, ou benefício emocional, também está errado. O comprador de um off-road grande quer mesmo é tamanho e prestígio, e não agilidade. Um desastre de marketing. 1o anos atrás, meu avô, todos meus tios, meu pai e eu tínhamos Volkswagen. Agora, só um tio ainda tem um. Destruíram uma das maiores marcas do Brasil e ainda continuam destruindo hoje o que resta. Para aqueles que não acreditam na importância do marketing, que acham que é uma besteira sem sentido, a Volkswagen é a maior prova que um péssimo marketing pode acabar com uma empresa.

Um comentário:

  1. foi exatamente isso q imaginei qdo vi o comercial.
    imaginei a competiçao ecosport x fox
    achei "incrivel" oq tentaram fazer.
    Roberta-Limeira

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