2/13/2006

Modelos gordinhas podem prejudicar a auto-estima feminina :: Estadao.com.br

Foto: Ninguém resiste a uma gordinha. Tira a mão ! Foto: Próxima modelo da Dove Modelos gordinhas podem prejudicar a auto-estima feminina :: Estadao.com.br Essa é para o pessoal do Dove, com aquela campanha onde as gorditas ficam pulando e se esfregando de calcinha e sutiã, em uma imitação da campanha muito, muito melhor da Natura, que mostrava mulheres comuns, mas bonitas. O estudo mostrado neste artigo do Estado de SP revela que modelos gordinhas baixam a auto-estima das mulheres, ou seja, provocam reação negativa na consumidora. Isso faz a gente pensar se propaganda é lugar para se fazer militância cultural. Até eu acho que a beleza é super valorizada nos dias de hoje, mas realmente o último lugar para se militar contra ela é em comercial de cosmético. http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/fev/10/207.htm

23 comentários:

  1. Falou, pessoa linda. Espero que você seja de fato uma Gisele Bundchen ou algo assim. As mulheres que aparecem no comercial da Dove tem uma coisa que talvez sua mentalidade ainda nao tenha conseguido captar: naturalidade. E como profissional de marketing, o que deixa as pessoas infelizes é nao atingirem níveis de beleza idealizado (isso, pessoas que tem cérebro, é claro, para ver que o ser humano tem limites). As que nao possuem massa cinzenta se sentem tristes quando vêem modelos que são semelhantes a sua realidade, porque nao aceitam nao estarem incluídas no mundo dos produtos da mídia. É legal ler a íntegra das pesquisas, e seus fundamentos, não apenas os resumos publicados pelos veículos. E outra: não é militância fazer propaganda de uma beleza atingível. É realidade. Beijos, modelinho lindinha.

    ResponderExcluir
  2. olá
    Concordo com o comentário acima. Como que foi medida essa chamada "auto-estima" de mulheres quando olham pra modelos mais magras hem? Será que é mesmo auto-estima o nome disso, ou uma ilusão que contam a si mesmas? Será essa "redução da auto-estima"? Será que perceber que não podemos ser tão magras quanto impossivel significa baixa auto-estima?
    abraços, até mais!

    ResponderExcluir
  3. é por existirem pessoas que pensam assim, que está cada vez aumentando o índice de doenças como anorexia e bulimia na sociedade... concordo com o comercial da dove,a gente tem que se sentir bem e bonita do jeito que a gente é,claro que tb concordo com o fato de a gente querer melhorar uma coisinha aqui, outra ali, mas não fazer disso uma guerra constante, ou um meio de vida em busca de algo muitas vezes inatingível e acho até um bom incentivo essa idéia partir de uma indústria de cosméticos... NOTA 1000 PRA DOVE, E Abaixo de zero pra pessoas que infelizmente compartilham dessa sua opinião...Afinal segundo vc BELEZA é muito valorizada no mundo de hoje, só que é algo fugaz...Viver do culto da beleza é efêmero, fútil e incostante.. afinal beleza um dia acaba.

    ResponderExcluir
  4. Você sabe o que pessoas como vc morrem de medo de admitir?!...que nós as gordas somos amadas, desejadas e comidas por um público masculino inteligente, culto e de opinião própria e que para serem felizes não precisam prestar contas á sociedade e que para isso nem precisamos mudar...agora vocês magrinhas e modelitas que pensam da mesma forma, sabem que precisam passar fome, malhar, lutar contra si mesmas, contra o tempo e até a própria natureza para serem aceitas por homens banais, comuns e sem neurônios que os impossibilitam de apreciar os mais diversos tipos de beleza ou que preferem viver insatisfeitos a ter que fazer valer seus anseios e desejos próprios...homens que se multilam como machos e se firmam como fantoches da sociedade ridícula que estabeleceu que o lindo é o que alguém um dia idealizou, esquecendo-se que esse ser reafirmou e implantou ao mundo o seu próprio gosto, dominando o cérebro de uma maioria fraca e sem auto-estima...sim porque auto-estima é ser o que é, é se fazer respeitar pelo que se pensa, por tudo o que se deseja e se quer...o ser humano é lindo porque é único, impar...por vezes as diferenças os completam, em outras as admiramos e os mais sábios sabem valorizar, respeitar e aprender com a riqueza da diversidade que Deus criou...

    ResponderExcluir
  5. Quanto a vc senhor profissional, tenho poucas letras a escrever e muito a dizer...marcketing é evolução, inovação, criatividade...entende-la é ter mente aberta á cultura e um pensamento comtemporâneo sem se esquecer dos valores e riquezas que acompanham esse crescimento, para assim poder admitir que essa arte é muito mais ampla ... é fonte inesgotável de saber fazer e acontecer áqueles que sabem realmente o que fazem...NADA PREJUDICA E OFENDE MAIS A AUTO-ESTIMA DO QUE A MEDIOCRIDADE E A FALTA DE TALENTO !!!
    Passar bem senhores
    gordinhalegal@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sou estudante de Comunicação Social neste exato momento estou a fazer um trabalho sobre esses tipos de propagandas onde modelos perfeitas sao trocadas por pessoas fortes e "fofinhas", tenho a dizer que tudo não passa de uma manipulaçao da mídia tentando trazer para sí esse público , para que consumam seus produtos e penssem estar se sentindo bem.Quer dizer então que se a propaganda fosse exibida por magras e esbeltas somente esse padrao de mulher poderia consumir o produto?Entao quer dizer que as magrinhas nao podem mais consumir a DOVE porque agora é a vez das gordinhas das sem peito das com muita bunda???Pois é na minha opiniao é tudo marketing e manipulaçao de vendas voce tem de ter consciencia do que é melhor pra vc seja uma gordinha ou uma magrinha que apresente o comercial use o que quiser e o que se sente bem independente do q ue impoem para vc.

    sheilacabbia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente é por cauda de pessoas que pensam assim, que o povo vai continuar com a mente fechada e estreita.
    Sem falar das mulheres que SIM, tem a auto-estima atingida pela eterna divulgação do corpo perfeito que não existe. Sou publicitário, mas nem precisa ser um pra saber que isso acontece.
    A militância pode aparecer sim na publicidade, como a Dove fez, mostrando outros tipos de beleza e não só nos empurrando padrões como sempre acontece na mídia inteira.

    ResponderExcluir
  8. Engracado como esse post mexeu com a vaidade de um monte de gente, que nem entendeu direito o que eu queria dizer.

    O problema eh as pessoas nao percebem que estao sendo manipuladas pelo Dove.

    A questao nao eh ser gorda ou magra, mas sim isso ser usado como argumento de venda ou estilo de vida. Voce sai da armadilha da comparacao com a Gisele Bundchen para cair em outra. Voce nao deveria precisar de comercial de TV para se sentir bem consigo mesma, sua vida deveria ser definida por seus valores, por suas relacoes e suas conquistas. Eh uma coisa triste de se ver.

    Gordinha, voce no final eh uma ingenua que nao veh que colocam modelos gordas na TV para vender sabonete, e nao porque te acham bonita. Acorde e procure sua identidade em outro lugar. Pegando o gancho, Marcelo, isso nao eh militancia, eh uso de necessidade emocional para vender. Militancia eh pedir para colocar acesso a cadeira de rodas em loja, por exemplo. Uma coisa totalmente diferente.

    Preciso dar a mao a palmatoria e reconhecer que a campanha foi um sucesso. Nunca imaginei que tantas mulheres estivessem nesse fundo do poco da auto-estima.

    Se voce se deixa definir como pessoa ou consumidor por ser gorda, algo estah muito ruim na sua cabeca. Por exemplo, o que esperar de alguem que se auto denomina gordinha linda em um emai? Ela eh uma pessoa integral ou um corpo ? Por que nao usa seu nome?

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo, vc ta no caminho certo!!
    Estimule a bulimia, a anorexia e o uso indiscriminado de remédios para emagrecer!!! falar que mulheres "gorditas" abaixam a auto estima das mulheres é substimar nossa inteligencia!!!! Mulheres burras se deixam levar pela midia e por comentário sem noçao como esse seu!!! mulheres inteligentes sabem que tem muito mais a oferecer do que um monte de ossos e pele pra caras assim, como vc: vazios e sem um pingo de amor próprio...sim, pq se vc diz que mulheres gordas depreciam a especie é pq esconde seus proprios defeitos... affffff! vc é o resultado de uma cultura burra e inútil!!!! A Dove estimula o amor próprio! Cada um se ama do jeito que é! Sem precisar se enquadrar num perfil ridiculo imposto!!!

    ResponderExcluir
  10. A pessoa não consegue mesmo entender um raciocínio simples. É tanta preocupação com o corpo que o cérebro fica esquecido.

    - Dove não liga para as gordas, apenas quer vender sabonete. Isso é manipulação.
    - As pessoas não deveriam depender de comerciais para sua auto-estima, sejam comerciais glorificando a magreza ou a gordura.
    - Não se muda a natureza do mundo, sempre teremos modelos e atrizes magras porque a natureza humana aprecia essa beleza. Pode espernear, mas sempre será assim.

    Para finalizar, não tenho nada contra as gordinhas inteligentes, eu mesmo preciso perder 8 quilos. Faz bem para o coração. Agora gordinhas histéricas mal-resolvidas não dá para aguentar.

    ResponderExcluir
  11. O fato de existirem gordinhas no comercial da DOVE mostra que tratar bem seu consumidor vai fazer com que ele compre mais do seu produto, mesmo que ele seja mais caro...

    E daí que a UNILEVER só quer vender sabonete? Ela massageia o ego da compradora, dizendo que ela já é linda do jeito que é, e que será ainda mais se usar seu produto... Esse apelo é muito forte!

    E o lado realmente positivo dessa campanha é que levou a uma discussão enorme sobre o que é bonito de verdade. E isso é mais do que um apelo publicitário: é um serviço de utilidade pública.

    Concorde comigo ou não, mas veja que o público alvo da campanha da DOVE está contestando o que você disse... e com boa razão.

    SIM, EU SOU GORDINHO, E DAÍ? É o que elas pensam, e é o que eu também penso

    ResponderExcluir
  12. Como gordinha deixo aqui um comentário "básico". A idéia da magreza como sinal de beleza e competência me deu de present uma bulimia que custo a conseguir controlar a custa de medicamentos e análise.Medo de sair na rua de ser comparada, lojas que vendem tamano GG têm modelos horríveis e é melhor ficar em casa mesmo. TODAS as campanhas publicitárias, de absorvente íntimo, iogurte,intestino preso,cerveja,bancos,aparelhos de exercícios que cabem em baixo da cama (sempre), nunca tem um ser humano normal...tem magrelas. É muito humilhante.! "ah..vc tem de se gostar" , mesmo?! Emprego...vc precisa da boa aparência gostosona. E eu não tenho obesidade mórbida não. Queria apenas que dessem uma olhadela pra gente. Eu criei um mundo onde exite apenas eu, a gorda, assim como tem Betty a feia.
    Beijos gorduchos.

    ResponderExcluir
  13. Todos tem o direito de realizar seus sonhos,seja magro ou gordo,preto ou branco pois vivemos em um mundo de diversas características físicas que devem ser respeitadas e também valorizadas!todos devem ter oportunidades principalmente em se trantando de Marketin ao qual o objetivo é atrair o público e não distanciar até para o próprio bem da empresa em questão.

    ResponderExcluir
  14. n tem coisa pior do ke ser gorda

    ResponderExcluir
  15. Como se entitula a matéria: Modelos gordinhas PODEM prejudicar a auto-estima das mulheres. Porém podem não é nenhuma palavra afirmativa!!! Opiniões são criadas baseadas em nossa educação e caráter e personalidade.
    Na minha opinião é só mais uma propaganda, e o fato de as pessoas serem mais cheinhas não as tornam anormais... Cada um com seu cada um, e mulheres, o importante é ser feliz, gorda, magra, alta, baixa, branca, negra... Esqueçam da palavra padrão, sociedade, esteriótipo, marketing, propaganda, etc etc etc... Sejam felizes, se amem e se apaixonem por vcs todos os dias, por que não axiste nada que destrua sua auto-estima quando vc é realmente feliz!!!!

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião , digam o que disserem só as modelos magras serão aceites na nossa sociedade .
    Por mais que nos custe temos que admitir que as modelos magras sao muito mais elegantes e as pessoas gordas nao ficam tao bem em certas coisas como as modelos magras e elegantes !
    Acho que toda a gente tem o direito de ser feliz, mas tambem de perceber o que é e para o que nasceu, nao vale a pena criar ilusões , porque há anos que é assim e sinceramente nao me parece que será agora que vai mudar !
    Fiquem bem .

    ResponderExcluir
  17. Acho que depois que tdo mundo te meteu o pau vc foi mudando o que disse a princípio...
    Mas vc sabe que o que vc disse de primeira não foi nada disso que vc eio falar depois. Só admita que mudou de opinão, se mudou.

    ResponderExcluir
  18. Este post foi para lá de engraçado, devido às reações que causou.
    Em resposta ao anônimo:

    - Nào tenho problemas em mudar de opinião. Pode ser um sinal de evolução, de crescimento. Mas neste caso, continuo com a mesma: a Dove manipula a carência e a baixa auto-estima das mulheres para vender sabonete, o que eu considero anti-ético. Também acho a campanha insustentável e contraproducente a longo prazo. O espelho já deprime suficiente quem é gordo, as pessoas não vão querer continuar a ver a glorificação da obesidade por muito tempo.

    - Campanha que faz buxixo no curto prazo não quer dizer campanha vencedora no longo prazo. Note que as outras marcas da Unilever usam todas elas modelos lindas e magrelas. É uma tremenda hipocrisia da empresa.

    - Ainda não entendo porque as gorditas tem que esfregar e rebolar no comercial.

    - As pessoas metem o pau porque às vezes a verdade incomoda e tem gente que precisa de apoio de um comercial de TV para se sentir bem. Se eu tivesse medo de paulada, nào escrevia um blog para 100 mil pessoas acessarem por ano. Ossos do ofício.

    - Nào tenho nada contra gordinhos e gordinhas, o que importa mais é o caráter e o coração. Tenho amigos e parentes gordinhos que eu adoro. Também acho que ninguém tem nada com o fato de a pessoa ser ou não gorda. Só que não funciona em propaganda, não dá para entender isso?

    Finalmente, do ano passado para cá, perdi 8 quilos, e sei o quanto é difícil emagrecer. Mas contra o cardiologista ninguém discute.

    ResponderExcluir
  19. eu só gostaria de saber de você, se o dove tivesse usado nos comerciais deles, lindas modelos com corpos esqueleticos, você teria postado esse comentário, com tanta preocupação quanto a militancia que o dove faz? ou é só por que eles usaram modelos gordas?

    ResponderExcluir
  20. Em nenhum momento a campanha DOVE mostra obesidade,mostra mulheres gordinhas felizes, o que muitas vezes nao acontece,estou 10 kg acima do peso, tenho todas as taxas de saúde otimas,mas tenho amigas magras e lindas q estão super prejudicadas por dietas mirabolantes, o q vale mais a pena?! A dove só quebrou o paradigma de modelos magérrimas, (e foi divertido)...mas a verdade é que a sociedade impõe padroes e as mulheres querem seguir para não se sentirem excluidas. Pura manipulação, mas que pega em cheio todas as idades, classe social, racial,...

    ResponderExcluir
  21. ahhhh eu sou gordinha, sou feliz do jeito que eu sou, ja fiz regime, emagreci 15 quilos e perdi minha identidade, sem contar que ouvi muitas pessoas dizendo que eu fiquei estranha, e fiquei mesmo!!!!
    Larguei mão de me preocupar com essas coisas, parei de ler essas revistas ridiculas que só servem para mostrar o quanto somos feios e gordos e que ficaremos lindos comprando e usando o que eles vendem, as pessoas só serão felizes quando se aceitarem da forma que Deus as colocou no mundo, é claro que não devemos deixar de nos cuidar por que temos vaidades, mas isso nunca acima de tudo.
    E quer saber???? faço muito mais sucesso usando minha calça 44 do que a 38 que eu me propus a vestir um dia. :)

    ResponderExcluir
  22. Medida mui simples de combate à manipulação: DESLIGUEMOS A TV!!
    Esse post - lááá em cima - deu abertura à uma discussao interessante: A questao da autoestima. Bem, eu sinto muito pelas mulheres cuja autoestima se abalou por verem seres humanos que mais se aproximam do "normal", ou que estivessem com sobrepeso num comercial de sabonete. Mas, a questao é a seguinte: pessoas que se abalam com um comercial de sabonete PRECISAM DE AJUDA!! E ajuda urgente.
    Fico grata por ser uma gorda de mente saudavel e nao ter cortado os pulsos ao ver as beldades nas propagandas de shampus, cosméticos, etc. E mesmo assim, nao deixo de comprar o que me interessa. E, olha só, tem produtos que ja uso ha anos, e ainda nao me deixou com a cara delas.....rsrsrsr. Por isso, moçoilas magras, lindas e de autoestima débil, fiquem tranquilas: DOVE NAO ENGORDA!!! Assim como uma serie de porcarias q vcs veêm por aé que NÃO EMAGRECEM!!!
    É a vida. Cruel, especialmente pra quem é fraco de mente e de espírito.
    Mas, eu ainda acho que desligar a TV seria uma boa... Algumas literaturas nao anunciam sabonete, nem sapato, nem batom, mas talvez possam garantir um bom papo qdo se estiver despido de tudo isso, despido inclusive de esteriótipos e preconceitos. Qeu tal?
    Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  23. Acredito o que é prejudicial à auto estima das mulheres, não é aparecer gosridnhas no comercial, é mexercom aquele tipo de pessoa que vive com adoçante na bolsa, nunca come o que quer e se sente infeliz. O comercial mostrou que gente normal gorda, cheinhas ou com curvas usam e gostam, se formos pensar na real como temos mais curvas usamos mais deveriamos ser VIP, o comercial mexe com quem não se dá ao direito de um pedaço de lasanha, felizmente ou não o mundo esta ficando cheinho e os produtos do comercial viram isto antes

    ResponderExcluir