5/02/2006

A Propaganda Está Se Suicidando ?

Excelente artigo. Não dá para escapar de certas verdades absolutas do marketing: produto relevante é aquele que apresenta uma vantagem clara, que ocupa, como ensinaram os mestres Ries&Trout, um nicho na sua cabeça. A propaganda de produtos que não trazem inovação e que não se diferenciam dos outros entra por um ouvido e sai pelo outro. O problema é que hoje em dia quase não existem produtos realmente novos. O artigo fala uma grande verdade sobre nossos tempos, "a publicidade hoje vende publicidade e não produtos". Bingo. Basta ver coisas como aquele programa "Avesso". Quem compra um produto porque ele apareceu no Avesso ? Ninguém. É puro uso do dinheiro da empresa para inflar a vaidade do pessoal de marketing que mostra a carinha lá. Outro dia eu estava vendo mais um desses Avessos, sobre um sabão em pó que montou uma espécie de área de diversões para crianças. Legal, mas não serve para nada. O consumidor vai lá, usa o play ground, entra na loja e compra o sabão mais barato dentro daquele grupo de maior qualidade. Qual a solução, então ? O artigo acerta na mosca quando aponta para o óbvio. Coloque-se na pele do consumidor. Será que ele pensa: "poxa, o Fox é um carro grande mesmo, vai resolver o meu problema de espaço." É claro que não. Mas "esse iPod é legal, possos levar todas as minhas músicas para qualquer lugar" é algo que convence. Se a empresa não tem algo tão inovador para falar, então por favor invista em milhões de outras variáveis que influenciam o consumidor, como melhor atendimento, garantia, qualidade do produto, boa distribuição, etc, etc, etc. O que não dá mais é esperar que propaganda que não diz nada vá conquistar consumidor. Has Advertising Killed Itself? | MarketingProfs.com: "We'll hold ideas in our brains for years, occasionally checking to see if things have changed. If not, we will return them back to the expectation shelf from which they came, only to bring them down again if we believe they require review and a possible revision. We'll give advertising another chance, but if it keeps littering our mental landscape with the trash from its parade of good intentions, we will end up storing it away in a very hard to reach place."

Um comentário:

  1. Concordo plenamente... demoramos anos e anos para construir a imagem de uma empresa, grudar seus atributos e valores na cabeça dos clientes, para depois certas empresas tentarem, parece que por diversão, maneiras esdrúxulas de aplicar marketing.
    Falta competência, falta gastar um pouco mais de tempo nas análises, nas propostas, nas soluções, com qualidade mesmo...

    ResponderExcluir