12/16/2004

Comunicacao Tambem Eh Informacao

Uma das consequencias ruins da onda de comunicacao baseada em estilo de vida, cujo principal exemplo eh a Nike, eh de ter colocado de lado a comunicacao que cuida da informacao sobre o produto. Uma marca soh pode ter um estilo de vida associado com ela, enquanto seus produtos podem ser vendidos para segmentos totalmente diferentes. Um bom exemplo eh o dos telefones celulares. Olhando a comunicacao, parece que Nokia ou Motorola sao marcas dirigidas para jovens de 20 anos, modelos e participantes de festas "rave". O diretor de marketing manda comprar 5 paginas na Veja e o consumidor veh 5 fotos enormes de modelos lindas uma atras da outra. A unica informacao sobre o produto eh que o nome eh Nokia 6657654, Nokia 756565, etc. Hmmm...nao ajuda muito na hora de comprar, primeiro porque nao sei se o 76565e5 é o modelo para mim. Alem disso, como as campanhas sao identicas, nao ha diferenciacao de marca. Sem falar que passei dos 20 faz tempo. Um sopro de ar fresco chega agora com um estudo da empresa de design Alloy: http://wired.com/news/wireless/0,1382,66027,00.html?tw=wn_tophead_6 Eles identificaram segmentos de consumidores e descobriram que suas necessidades em termos de celulares sao diferentes (eu sei, descobriram a America...mas os fabricantes ainda nao). Alguns querem um celular simples, soh para falar (minha mae, por exemplo). Os mais velhos, um celular com os botoes grandes. Os mais high-tech, um celular com um PDA bom para o trabalho que desatacha quando voce soh precisa do telefone (quando vai comprar pao na padaria). Eh super obvio, nao ? Entao porque nao fazem ? Alem de produzir esses aparelhos, eu recomendo comunicar. Explicar o que cada um faz, porque nao dah para depender de vendedores de lojas que geralmente nao sabem de nada e tentam empurrar o produto mais caro. Comunicacao nao eh soh estilo de vida, eh informacao. OK, pode usar a Giselle Bundchen no anuncio.

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