5/17/2005
SEGMENTAÇÃO X INDIVIDUALIZAÇÃO
Já consegui algumas boas brigas (no bom sentido), afirmando que a segmentação está ficando ultrapassada, sendo substituída pela individualização. Individualização não é marketing one-to-one, mas sim a escolha feita pelo próprio consumidor de que informação, comunicação ou produto quer receber, através de um super "menu", que só a tecnologia pode fornecer. A diferença da individualização para o marketing one-to-one é que o controle e iniciativa estão nas mãos do consumidor.
Mais uma novidade afirma essa idéia. Inventaram um programinha (Greasemonkey) que funciona acoplado ao browser Firefox, que modifica o conteúdo das páginas da Web. O Firefox em si já está batendo forte no Internet explorer (www.getfirefox.com) por ser mais seguro e adaptável. Dá para ir colocando extensões que permitem que ele faça o diabo. No Pensando Marketing, mais de 20% dos acessos são feitos com esse browser. Instale o seu de graça se ainda não instalou.
Mas esse novo programa, ou extension, vai mais longe. Ele permite que você acesse a Amazon, por exemplo, e cheque ao mesmo tempo se o livro existe em sua biblioteca local. Ou então você manda ele tirar do seu site de notícias todas as reportagens sobre o maldito julgamento do Michael Jackson. Este nível de individualização é impossível de ser conseguido com marketing de relacionamento.
Cheque o artigo na Wired:
http://wired.com/news/technology/0,1282,67527,00.html?tw=wn_tophead_4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário