6/07/2005

Quem É O Cliente - Texto da Soraia Camargo

Um texto interessante da assinante Soraia Camargo Quem é o cliente ? As tentativas de, cada vez mais, conhecer um cliente, ou, até mesmo, uma maior e melhor aproximação da empresa junto a este, tem encontrado novos caminhos. Verdade? Muitas vezes, nós profissionais de marketing, em nosso dia-a-dia, fazemos também o papel de consumidor, dos mais diferentes produtos e serviços existentes. Diante de minhas experiências, posso dizer, que o relacionamento da maioria das empresas, principalmente as que prestam serviços, têm muito o que melhorar. Dizem, que nós só conhecemos realmente um produto ou serviço, quando necessitamos de informações ou esclarecimentos sobre eles. O contato pode tornar-se, “de primeira”, uma verdadeira paixão, pelo excelente serviço prestado, ou, ainda, um verdadeiro descontentamento, diante do tempo perdido, da dúvida mal esclarecida, das opções que levaram vários minutos para chegar a um atendente, da ligação que caiu, da mala direta de um produto para casados, sendo que você é solteiro, etc.. Marketing para eventos e divulgação é muito interessante e criativo, porém mais do que uma empresa vender e uma pessoa comprar, há uma sequência, até então, pouco explorada: o pós venda. Feito corretamente, claro, é uma mina de conhecimento e negócios, pois há uma continuação da venda . Em uma época que precisamos crescer, ganharmos da concorrência, lucrar, etc., esquecemos de administrar nosso banco de dados de clientes, para fazermos uma segunda venda. Que tal cumprimentá-lo pelo seu aniversário, recomendar uma revisão promocional em seu carro, oferecer pacotes para a conta telefônica que aumentou, sugerir uma viagem para o Nordeste com descontos, por trata-se de um cliente especial, etc.. O básico é bom. Bons tempos os do mercadinho ou da padaria, na qual conheciam nossos gostos ou nos chamavam pelo nome. Hoje, impossível, talvez você possa dizer, pois o consumidor mudou seus hábitos e costumes também. Porém, um bom relacionamento cabe em qualquer época. Soraia Camargo : Consultora de marketing e mercado financeiro. Experiência adquirida em 12 anos de trabalhos no segmento de Telecomunicações, Informática, Call Center e Serviços de Cobrança. Formada em Administração de Empresas, com pós graduação em Marketing. Contato : mktsoraia@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário