7/02/2005
A Baixaria da Campanha de Outdoor do Olla
Esta é uma discussão que tomei parte na lista ToTheTop e que gostaria de compartilhar aqui:
(Minha Resposta)
Acredito que exista um espaço para uma campanha mais arrojada quando se trata de um produto como esse. Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, contanto que o leitor/consumidor tenha a liberdade de receber ou não a mensagem.
Esta campanha NUNCA poderia ser veiculada em outdoors, uma mídia que não pode ser evitada e que será vista por crianças e pessoas idosas. É um total desrespeito à sociedade. Vamos ver se o CONAR faz alguma coisa ou prova de vez que é só uma fachada para evitar que o governo cumpra com sua responsabilidade de fiscalizar abusos.
O outro aspecto relevante é que quando a criatividade anda em baixa, o jeito mais fácil de ganhar atenção é chocando. Copiar uma campanha existente e encher ela de sacanagem é mesmo um trabalho bem fácil.
Marcos Dutra
www.pensandomarketing.com
-----Original Message-----
Subject: TTT> Re: A Campanha Olla está funcionando?
Caros Companheiros do TTT
Tenho visto em outdoors por toda a cidade de São
Paulo a nova campanha dos preservativos Olla,
criada pela agência Age - imitação da campanha do
Itaú - e que, ao meu ver, tem um forte humor
negro por trás.... Será que está funcionando???
Segundo matéria publicada pela Gazeta Mercantil no
começo do mês, Olla sai às ruas em sua primeira
grande ação, e a campanha outdoor representa um
pontapé inicial em uma série de ações de
comunicação programadas para o ano.
Segundo colocado no mercado brasileiro em
unidades vendidas, o preservativo Olla tem metas
desafiadoras. O objetivo da empresa detentora da
marca, a Indústria Nacional de Artigos de Latex
(Inal). é crescer 20% em 2005, o dobro do
estimado para o mercado de preservativos.
Ao todo, são 15 diferentes outdoors, e para os que
ainda não viram, seguem abaixo algumas das
frases expostas na campanha. Segundo o gerente
de vendas e trade marketing da Olla, Douglas
Viana, o mercado atingiu um ponto de
maturidade. ::Mas ainda temos muito potencial
para crescer::, explica, ao acrescentar que
justamente por isso a empresa resolveu agora
investir em publicidade*.
Algumas das mensagens expostas:
SELVAGENS - Essa é pra vocês (e mostra parte do
outdoor arranhado)
PRECOCE - Essa é pra vocês (parte da última letra
não aparece)
PAPAI / MAMÃE - Essa é pra vocês (o outdoor PAPAI
está em cima do MAMÃE, que aparece de ponta-
cabeça)
LARGOS - Essa é pra vocês (outdoor mais largo que
o normal)
FINOS - Essa é pra vocês (outdoor bem mais fino e
mais comprido que o normal)
TORTOS - Essa é pra vocês (outdoor torto,
deformado)
AVANTAJADOS - Essa é pra vocês (três outdoores
emendados um ao outro)
CURTOS - Essa é pra vocês (metade de um outdoor
normal)
GAYS - Essa é pra vocês (outdoor com as cores do
arco-íris)
CIRCUNCISADOS - Essa é pra vocês (outdoor com
as letras cortadas em cima)
BROCHAS - Infelizmente não podemos ajudá-los
(outdoor torto - ::caindo:: da parede)
ATIVOS / PASSIVOS - Essa é pra vocês (como Papai
e Mamãe, Ativo está quase em cima de Passivo)
O que o grupo pensa desse tipo de mensagem?
Será que os consumidores estão maduros o
suficiente para encarar com humor esse tipo de
apelo? E mesmo o estilo de mensagem, muito
parecida com a que o Itaú está fazendo, vcs acham
ético plagiar assim essa boa idéia?
Particularmente achei engraçada a campanha em
início, mas me senti ofendida quando vi o outdoor
do Papai e Mamãe. Daí surgiu o questionamento
que divido com vcs agora.
Abraços,
(nome omitido para preservar a privacidade)
*fonte: Gazeta Mercantil - São Paulo, 9 de Junho
de 2005.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fred,
ResponderExcluirDá até dó dos seus filhos se você deixar a preparaçao deles nas mãos de outdoor de baixaria. Educação de dá em casa e na escola, na hora certa.
E por favor nao inicie seus comentários dizendo que a opinião dos outros é bobagem...não é assim que se discute. Mas talvez seus pais tenham deixado sua educação nas maos de um outdoor qualquer...
sinceramente eu acho que essa campanha foi uma das mais bem boladas... e não tem nada a ver essa história de idosos e crianças... como nosso amigo aqui de cima disse.. a educação tem que vir de casa... porque se todos pensar assim não averia mais televisão no mundo, porque ai as crianças tambem não deveriam assistir as coisas que passam nela porque querendo ou nãolá tambem passam coisas muito mais disapropriadas em novelas e outros programas... agora só porque é televisão ningume tem preconseito... e acha que tudu que passa nela é certo... a não me faça pega nojo viu!!! Esses outdoors não contém nenhuma imagem pornografica para serem chamados de baixaria...
ResponderExcluirAliais por esse tipo de produto ser meio estranho para se fazer uma propaganda... quem realizou a mesma foi muito criativo a ponto de não colocar nenhuma imagem pornografica!!!
está ai a minha opinião sobre ese assunto....
sem mais...
Adorei a camapanha a Olla, não achei agressivo nema a crianças (que provavelmente não iraão entender), muito menos a idosos que sabem muito do que se trata.
ResponderExcluirÉ uma campanha tão sossegada. Muito mais cândida que outdoor sensuais de marcas de roupa e propagandas de cerveja. Até o programa do Didi é mais agressivo, com suas piadinhas sobre mulher gostosa.
ResponderExcluir