7/02/2005

A Baixaria da Campanha de Outdoor do Olla

Esta é uma discussão que tomei parte na lista ToTheTop e que gostaria de compartilhar aqui: (Minha Resposta) Acredito que exista um espaço para uma campanha mais arrojada quando se trata de um produto como esse. Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, contanto que o leitor/consumidor tenha a liberdade de receber ou não a mensagem. Esta campanha NUNCA poderia ser veiculada em outdoors, uma mídia que não pode ser evitada e que será vista por crianças e pessoas idosas. É um total desrespeito à sociedade. Vamos ver se o CONAR faz alguma coisa ou prova de vez que é só uma fachada para evitar que o governo cumpra com sua responsabilidade de fiscalizar abusos. O outro aspecto relevante é que quando a criatividade anda em baixa, o jeito mais fácil de ganhar atenção é chocando. Copiar uma campanha existente e encher ela de sacanagem é mesmo um trabalho bem fácil. Marcos Dutra www.pensandomarketing.com -----Original Message----- Subject: TTT> Re: A Campanha Olla está funcionando? Caros Companheiros do TTT Tenho visto em outdoors por toda a cidade de São Paulo a nova campanha dos preservativos Olla, criada pela agência Age - imitação da campanha do Itaú - e que, ao meu ver, tem um forte humor negro por trás.... Será que está funcionando??? Segundo matéria publicada pela Gazeta Mercantil no começo do mês, Olla sai às ruas em sua primeira grande ação, e a campanha outdoor representa um pontapé inicial em uma série de ações de comunicação programadas para o ano. Segundo colocado no mercado brasileiro em unidades vendidas, o preservativo Olla tem metas desafiadoras. O objetivo da empresa detentora da marca, a Indústria Nacional de Artigos de Latex (Inal). é crescer 20% em 2005, o dobro do estimado para o mercado de preservativos. Ao todo, são 15 diferentes outdoors, e para os que ainda não viram, seguem abaixo algumas das frases expostas na campanha. Segundo o gerente de vendas e trade marketing da Olla, Douglas Viana, o mercado atingiu um ponto de maturidade. ::Mas ainda temos muito potencial para crescer::, explica, ao acrescentar que justamente por isso a empresa resolveu agora investir em publicidade*. Algumas das mensagens expostas: SELVAGENS - Essa é pra vocês (e mostra parte do outdoor arranhado) PRECOCE - Essa é pra vocês (parte da última letra não aparece) PAPAI / MAMÃE - Essa é pra vocês (o outdoor PAPAI está em cima do MAMÃE, que aparece de ponta- cabeça) LARGOS - Essa é pra vocês (outdoor mais largo que o normal) FINOS - Essa é pra vocês (outdoor bem mais fino e mais comprido que o normal) TORTOS - Essa é pra vocês (outdoor torto, deformado) AVANTAJADOS - Essa é pra vocês (três outdoores emendados um ao outro) CURTOS - Essa é pra vocês (metade de um outdoor normal) GAYS - Essa é pra vocês (outdoor com as cores do arco-íris) CIRCUNCISADOS - Essa é pra vocês (outdoor com as letras cortadas em cima) BROCHAS - Infelizmente não podemos ajudá-los (outdoor torto - ::caindo:: da parede) ATIVOS / PASSIVOS - Essa é pra vocês (como Papai e Mamãe, Ativo está quase em cima de Passivo) O que o grupo pensa desse tipo de mensagem? Será que os consumidores estão maduros o suficiente para encarar com humor esse tipo de apelo? E mesmo o estilo de mensagem, muito parecida com a que o Itaú está fazendo, vcs acham ético plagiar assim essa boa idéia? Particularmente achei engraçada a campanha em início, mas me senti ofendida quando vi o outdoor do Papai e Mamãe. Daí surgiu o questionamento que divido com vcs agora. Abraços, (nome omitido para preservar a privacidade) *fonte: Gazeta Mercantil - São Paulo, 9 de Junho de 2005.

4 comentários:

  1. Fred,
    Dá até dó dos seus filhos se você deixar a preparaçao deles nas mãos de outdoor de baixaria. Educação de dá em casa e na escola, na hora certa.
    E por favor nao inicie seus comentários dizendo que a opinião dos outros é bobagem...não é assim que se discute. Mas talvez seus pais tenham deixado sua educação nas maos de um outdoor qualquer...

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  2. sinceramente eu acho que essa campanha foi uma das mais bem boladas... e não tem nada a ver essa história de idosos e crianças... como nosso amigo aqui de cima disse.. a educação tem que vir de casa... porque se todos pensar assim não averia mais televisão no mundo, porque ai as crianças tambem não deveriam assistir as coisas que passam nela porque querendo ou nãolá tambem passam coisas muito mais disapropriadas em novelas e outros programas... agora só porque é televisão ningume tem preconseito... e acha que tudu que passa nela é certo... a não me faça pega nojo viu!!! Esses outdoors não contém nenhuma imagem pornografica para serem chamados de baixaria...
    Aliais por esse tipo de produto ser meio estranho para se fazer uma propaganda... quem realizou a mesma foi muito criativo a ponto de não colocar nenhuma imagem pornografica!!!

    está ai a minha opinião sobre ese assunto....

    sem mais...

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  3. Adorei a camapanha a Olla, não achei agressivo nema a crianças (que provavelmente não iraão entender), muito menos a idosos que sabem muito do que se trata.

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  4. É uma campanha tão sossegada. Muito mais cândida que outdoor sensuais de marcas de roupa e propagandas de cerveja. Até o programa do Didi é mais agressivo, com suas piadinhas sobre mulher gostosa.

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