7/07/2005
Correios: Como Não Oferecer Serviços no PDV
Os Correios são um excelente exemplo do assunto discutido no artigo Serviços no Varejo. Após uma estratégia equivocada de oferecer uma série de serviços agregados como TeleSena e outros, o usuário que vai à agência enviar uma correspondência pensa duas vezes antes de entrar em uma fila imensa. Não existem máquinas automatizadas de venda de selos. O serviço principal fica totalmente comprometido pelo oferecimento de serviços acessórios.
Uma boa solução seria o uso da loja virtual. Porém, ali vende-se de tudo e demora-se uns quinze minutos até se achar os selos, que deveriam estar na página principal. Após se fazer a compra, a coisa fica pior: a única opção de envio é o Sedex, que chega em 5 dias úteis. É um absurdo que os Correios não ofereçam a entrega dos selos através de carta simples, que em São Paulo chega em um dia e custa R$ 0,55 . Pior ainda, o Sedex demora um ou dois dias para entregar qualquer coisa, e não 5 dias. Você acaba tendo que pagar R$ 7,50 pelo envio. Um roubo.
Mas não pára por aí: ao finalizar a compra, o sistema trava e a página de confirmação de pagamento não aparece. Desses jeito, com todas as denúncias de corrupção, não existe defesa contra uma privatização desse setor.
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