7/05/2005

Exemplo de Ação do CONAR

Como mencionei na última newsletter que o CONAR andava sumido, a assinante Milena Prado, que trabalha no marketing da ProCobre nos enviou o resultado de uma ação recente na qual eles conseguiram uma vitória no órgão. Obrigado por compartilhar, Milena, é um encorajamento para que outros façam valer seus direitos (Itaú ? Close Up ?). ---------------------------------------------------------------------------- Fabricante suspende veiculação de anúncio após conciliação no Conar Campanha publicada em revistas e em folhetos distribuídos em pontos de venda denigria a imagem do cobre Uma reunião de conciliação coordenada pelo Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) encerrou uma recente campanha publicitária da Aqua System (marca de tubulações para uso hidráulico). Veiculado em diversas publicações impressas e também em folhetos distribuídos em pontos de vendas em todo o País, o anúncio causou grandes danos à imagem do cobre. Usando a frase “Dê adeus à era do Cobre” e uma imagem de uma soldagem de tubos de cobre, a propaganda passava uma mensagem de que o cobre era “coisa do passado”, uma matéria-prima ultrapassada por novas tecnologias. Considerando a atual presença bem-sucedida dos tubos de cobre neste mercado e a sua comprovada eficiência e durabilidade, aclamada pelos profissionais do setor, o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) decidiu buscar a reparação desta ação e entrou com a reclamação junto ao Conar. Após os debates, o grupo responsável pela publicidade da Acqua System se comprometeu em não mais veicular os anúncios, nem utilizar novamente a imagem de tubos de cobre e a chamada “Dê adeus à Era do Cobre” ou qualquer outra expressão que denigrisse a matéria-prima cobre, declarando também que as novas campanhas serão do tipo “testemunhal”. Além disso, a empresa concordou em não mais distribuir os folhetos e catálogos já impressos (foi combinado um período de 6 a 8 meses para a retirada total do mercado) e disse que um novo material será editado, com outras mensagens. O termo de conciliação foi aceito por todas as partes envolvidas na representação ética n° 134/05 e assinado no dia 1° de junho de 2005, na sede social do Conar.

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