1/28/2005
Procter Compra Gillette...Socorro !
Socorro !
Procter compra Gillette por US$ 57 bilhões...na verdade, não é bem uma compra, mas um stock swap, onde você entra com suas ações, para conseguir controle da outra companhia. O pessoal da Gillette, que tem um monte de ações da companhia, fica feliz, porque suas ações são compradas com um enorme premium, o pessoal da Procter fica feliz porque acaba com a concorrência e os empregados se ferram, porque 5600 perdem o emprego.
O mercado também perde, com mais concentração oligopolística. O marketeiro, esse coitado, perde mais uma empresa para trabalhar . Não se iluda, a P&G só contrata robozinhos mirins para transformá-los em burocratas da cartilha da empresa (mas paga bem). Você, que não está lá, nunca mais vai entrar. Se duvida, compre já o livro "Winning With 99 P&G Principles" de Charles Decker. Ele entrega o jogo todoo lá.
A P&G foi sem dúvida uma escola e criou o marketing de consumo, o tipo de marketing que era avançado até 15 anos atrás. Agora, já era. Não é marketing que sustenta a empresa, é volume de produção, procurement global, força contra os distribuidores. O marketing da P&G hoje é, na verdade, atrasadão e básico.
Uma grande lição nessa estória é que o perfil do marketeiro nessas empresas deixa de ser o clássico, com base em comunicação, criatividade,, para ser muito mais burocrático, com foco em relatórios, finanças, bundle books, etc. Dá até sono...(mas paga bem).
http://money.cnn.com/2005/01/28/news/fortune500/pg_gillette.reut/index.htm?cnn=yes
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